top of page
  • Isabella Mirindiba

4 Lições de Marketing de Moda para Aprender com House of Gucci



Para quem ainda não viu o filme do momento House of Gucci, não perca mais tempo! Mas para quem já viu, vem comigo aprender algumas lições de marketing de moda para usar no seu negócio hoje mesmo. Ah, contém spoilers, okay?


Lição 1: Valor é mais importante que preço


Quando Aldo Gucci disse “A qualidade é lembrada muito tempo após o preço ter sido esquecido", ele nos deixou uma lição valiosa: valor é mais importante que preço. Agregar valor ao seu produto é o maior investimento que uma marca pode fazer. E quando falamos de valor, falamos de qualidade, exclusividade, status, tecnologia, expertise, etc. Tudo isso é levado em consideração pelo consumidor na hora de sua compra, mesmo que inconscientemente. Se uma marca pertence ao mercado de luxo, isso é ainda mais importante.


Lição 2: Tenha foco


Aquele que de tudo faz, nada faz. Ou seja, marcas que querem fazer de tudo um pouco, acabam se perdendo no meio do caminho e, consequentemente, comprometendo a imagem da empresa. Quando a Gucci começou a expandir seu portifólio de produtos, acabou perdendo a qualidade e sendo comparada a uma marca popular. No caso dela, a meu ver, ainda pesa o fato da Gucci ser uma marca inserida no mercado de luxo, consequentemente, um mercado que trabalha com o exclusivo. Se todo mundo pode ter um artigo Gucci, a marca perde a exclusividade e logo, o seu valor.


Lição 3: Família, família... negócios a parte


Uma dificuldade que empresas familiares passam é separar seus interesses pessoais dos interesses da empresa. Quando a gestão da empresa se torna estritamente pessoal, o negócio começa a ruir. As contas empresariais e pessoais se tornam uma só. Os gastos passam a ser apenas para alimentar o ego e status da família Gucci e não, para o desenvolvimento do negócio. Além da empresa começar a se desestabilizar financeiramente, os tabloides italianos ficavam recheados com as intrigas que aconteciam na família. Será que essa seria a melhor imagem para uma marca? Cabe a reflexão...


Lição 4: Afaste-se para enxergar com clareza


A Gucci estava em sua zona de conforto, fazendo tudo aquilo que estava acostumada a fazer por anos. Consequentemente, as pessoas não viam nada de novo ou interessante na marca. Foi preciso fazer a contratação de alguém de fora - Tom Ford - para agregar uma nova e mais moderna visão da marca. Às vezes é necessário se afastar para enxergar com clareza e reformular estratégias.


E aí? O que mais vocês aprenderam com o filme House of Gucci?

425 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page