top of page
  • Isabella Mirindiba

A Importância da Humanização das Marcas

Figura 1: A humanização das marcas


Pessoas que trabalham diretamente com o meio digital, provavelmente, já devem ter ouvido falar sobre a humanização de marcas; mas para você que nunca ouviu falar disso, vem aqui que eu lhe explico rapidinho.


A humanização de uma marca é uma estratégia de marketing que consiste em atrelar características humanas a algo intangível com o intuito de estreitar relações entre um objeto e um sujeito. Simplificando: quando uma marca recebe características comuns aos seres humanos, eles se sentem mais próximos e representados por ela.


Por exemplo, quando as pessoas comentam algo sobre a Netflix na internet, a empresa responde em tom amigável e engraçado, o que faz com que as pessoas se sintam mais próximas da marca e acreditem que estão de fato conversando com uma amiga. Pepsi, Olla e Buger King também respondem de maneira amigável e engraçada, confira:


Figura 2: Respostas da Netflix


Figura 3: Marcas respondendo clientes


A humanização também tem a ver com mostrar as pessoas que estão nos bastidores, ou seja, quem está envolvido nos processos da marca. Por exemplo: uma marca de roupas pode mostrar as costureiras, a estilista, as vendedoras; uma marca de construção pode mostrar as arquitetas, designers, engenheiras... A ideia é mostrar que por trás de algo intangível, como uma empresa, há pessoas trabalhando para o crescimento da marca.


Esta estratégia é muito importante pelo simples fato de pessoas venderem para pessoas. Se uma máquina/um robô tenta lhe vender algo é pouco provável que você se convença a comprar, mas se uma amiga lhe faz a mesma proposta, a probabilidade de você aceitar o negócio é maior.


Portanto, apareça nas mídias da sua marca, mostre quem está por trás de todos os processos, dê soluções, tenha senso de humor, use uma linguagem acessível, fale de igual para igual! Para o consumidor, é importante saber que ele pode confiar na sua marca e se sentir representado pelos seus valores. O que você está fazendo para humanizar sua marca? Já deu o primeiro passo?


REFERÊNCIAS


Figura 1: BRAND TARGET. Por que a humanização das marcas não é uma moda passageira. Disponível em: <https://brandtarget.wordpress.com/2015/09/20/por-que-a-humanizacao-das-marcas-nao-e-uma-moda-passageira/>. Acesso em 19 ago 2021


Figura 2: PUBLICITÁRIOS CRIATIVOS. Coletânea com as melhores respostas dadas pelo social media da Netflix. Disponível em: <https://www.publicitarioscriativos.com/coletanea-com-as-melhores-respostas-dadas-pelo-social-media-da-netflix/> Acesso em: 19 ago 2021.


Figura 3: VEJA SP. 7 vezes em que empresas deram respostas engraçadas no Facebook. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/blog/listamania/7-vezes-em-que-empresas-deram-respostas-engracadas-no-facebook/>. Acesso em 19 ago 2021.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page