top of page
  • Isabella Mirindiba

PARTE 1 - A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e as transformações na moda feminina

A Primeira Guerra Mundial trouxe muitas mudanças para o cenário internacional, inclusive para a moda. Entretanto, para entender melhor as transformações trazidas por esse período, faz-se necessário compreender o que se passava no mundo, mais especificamente, na Europa Ocidental no período pré-guerra.


O continente europeu se encontrava em um período conhecido como Belle Époque. Período no qual eram vistos muitos elementos de ostentação e luxo, principalmente nas roupas femininas. Os tecidos eram rebuscados e minuciosamente trabalhados com pedrarias e ornamentos florais. As cores eram suaves e as formas arredondadas. Tudo que remetia ao mundo feminino e a uma estética delicada e floral era usada neste período (LAVER, 1996).


Figura 1: Guarda-roupa feminino na Belle Époque


A figura acima exemplifica como a estética feminina era interpretada nesta época. O corpo da mulher tinha como principal objetivo a reprodução, assim sendo, as roupas acentuavam suas curvas com o intuito de demonstrar sensualidade e fertilidade. Como mencionado anteriormente, as cores claras e pálidas típicas deste momento faziam um contraponto de delicadeza à sensualidade das curvas (DOUAT, 2011).


Os tempos começam a mudar e as mulheres começam a ver seus maridos indo para a guerra e as deixando em casa com seus filhos. A renda familiar diminui drasticamente e partir disso, as mulheres se vêem obrigadas a trabalharem para manterem suas crianças e seus estilos de vida. Aquelas roupas volumosas, rebuscadas e apertadas pelo uso do espartilho já não eram mais adequadas para essas mulheres que passaram a trabalhar fora de casa (TEIXEIRA, 2018).


Figura 2: Mulheres vestindo macacões.


Figura 3: Mulheres vestindo roupas da Aeronáutica.



A partir deste momento, as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas, fato que exigia um guarda-roupa mais funcional e prático. Os vestidos delicados e rebuscados foram trocados por macacões, as roupas se tornaram mais sóbrias e com linhas mais geométricas. Esse novo modo de se vestir era reflexo das mudanças que a sociedade, especialmente as mulheres estavam passando naquele momento (TEIXEIRA, 2018).


CONTINUA NA PARTE 2.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page