top of page
  • Isabella Mirindiba

Fast Fashion x Slow Fashion

Fala-se muito sobre Fast Fashion e Slow Fashion, mas você sabe a diferença? Quais são as vantagens e as desvantagens de cada modelo de negócio? Continue lendo que logo mais você vai descobrir!



Fast Fashion


A fast fashion é um modelo de negócio que visa a troca rápida de coleções e o consumo exacerbado de produtos de moda. Neste tipo de negócio, as pessoas são constantemente induzidas a comprar novas peças por conta da sensação de novidade e possível escassez. As marcas lançam novos produtos semanalmente, o que pode gerar um sentimento de obsolescência do guarda-roupa dos consumidores; pois como novas peças são lançadas rapidamente, talvez o que tenha sido comprado na semana passada não esteja mais em alta.


Este tipo de negócio é vantajoso quando falamos de aplicação de tendências e troca rápida de estoque. Uma vez que a velocidade em que as roupas chegam e vão é muito alta, é preciso que as marcas fiquem de olho no que está em voga para produzirem de acordo com as tendências atuais. Este tipo de coisa favorece os consumidores que estão sempre atentos às novidades do mercado da moda, pois são eles que vão demandar artigos sempre atualizados.


Por outro lado, a fast fashion causa um maior dano ao meio ambiente em relação à slow fashion. Uma vez que as roupas e acessórios chegam mais rápido às lojas, também vão para o lixo com a mesma velocidade - devido à sensação de obsolescência mencionada anteriormente. Um outro ponto que não pode ser deixado de fora é a exploração da mão-de-obra. Visando produzir mais por um preço mais baixo, muitas empresas submetem seus funcionários a jornadas de trabalho análogas à escravidão. Enfim, será que vale a pena comprar de fast fashion?


Slow Fashion


O modelo de negócios slow fashion, ao contrário do fast fashion, visa a troca de coleções em um tempo muito mais espaçado e com um respeito maior ao meio ambiente. As empresas que seguem esse tipo de modelo praticam muito mais a consciência da compra. Como os produtos demoram um pouco mais para chegarem às lojas, os consumidores tendem a ser menos ansiosos e refletem muito mais acerca de suas escolhas.


A slow fashion privilegia fornecedores locais e muitas vezes trabalham seguindo a demanda de produtos, em alguns casos, com estoque zero. Uma desvantagem que pode ser mencionada aqui é que pessoas que possuem um estilo de vanguarda, talvez se interessem menos por artigos de slow fashion por não conseguirem comprar tantas peças que estão em alta, pois afinal, slow fashion é muito mais sobre atemporalidade do que tendência de moda.


Por terem menos diversidade de produtos em relação à fast fashion, por utilizarem de mão-de-obra local e por terem materiais de maior qualidade, as marcas de slow fashion vendem seus produtos com preços mais altos, o que pode ser uma desvantagem para pessoas que não possuem renda suficiente para adquirir seus produtos.


E aí, o que acharam? Vocês compram mais de fast ou slow fashion? O que vocês consideram importantes na hora e comprar um artigo de moda? 


REFERÊNCIA DAS IMAGEM


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page