top of page
  • Isabella Mirindiba

O Mundo Está Ficando Muito Chato!



Quantas vezes ouvimos que o mundo está ficando chato? Mas será que é isso mesmo que está acontecendo? Esse tipo de fala, geralmente, vem seguido de uma repreensão sofrida por fazer algum tipo de comentário considerado nos dias de hoje como racista, homofóbico, gordofóbico, machista, etc... Mas será que o mundo está ficando chato mesmo?


Acredito que é importante avaliar o nosso senso de liberdade de expressão. Qual é o limite dessa liberdade? Opinião pode ser expressa deliberadamente? Qual é o limite da tolerância? Em um mundo inflamado por opiniões polarizadas e cancelamentos é importante pensar duas, três ou até mesmo quatro vezes antes de falar. Liberdade de expressão tem mais a ver com a "poder falar algo" do que com o realmente "falar". Explico melhor: nós somos livres para falarmos frases ofensivas, mas será que devemos? Vejo muita gente sem querer assumir as consequências de suas falas alegando que são livres para expressar suas opiniões muitas vezes controversas. De fato somos livres, mas também devemos assumir as consequências de nossos atos. Tudo é uma escolha.


É comum escutarmos que no passado nada era racismo, machismo, bullying e etc... mas que hoje tudo isso é condenável. É certo que no passado certas atitudes não eram condenadas porque muita gente não tinha voz para se expressar e dizer o quão prejudicial isso tudo poderia ser. Antigamente, só quem tinha liberdade de opinião eram grupos privilegiados, o que fazia com que pudessem falar o que quisessem e não serem punidos por conta disso. Hoje, o jogo começa a mudar. As minorias sociais começam a ganhar mais espaço e, consequentemente, mais voz. Elas começam a apontar anos de equívoco e começam também a exigir mudanças de comportamento.


Ao saírem de suas posições de privilégio de expressão e perceberem que quem nunca teve voz agora tem, gera conflito, confusão e inconformidade. É difícil mudar, é difícil sair de nossa caixa, de nossa bolha de privilégios... MAS É PRECISO. O mundo não está ficando muito chato, o mundo só está se tornando cada vez menos tolerante a comentários ofensivos, a atitudes exclusivas e à falta de oportunidades iguais.


Entendo que muitas vezes não fazemos por mal, está embutido em nossa sociedade esses pensamentos e falas preconceituosas. Até mesmo pelo uso de palavras e expressões, aparentemente, inocentes como: criado-mudo, cabelo ruim, pele da cor do pecado, atitude de mulherzinha, denegrir, mariquinha... dentre outras! Cabe a nós estarmos em constante evolução e desconstrução de pensamento. Todos nós precisamos nos tornar menos chatos!

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page