Em tempos tão incertos quanto os de pandemia, é comum que busquemos algo que nos remeta a um período de conforto e segurança. O que tenho percebido é que a moda e até mesmo o comportamento das pessoas têm se voltado à exaltação de um tempo que já passou.
Também percebo que a Geração Z tem se inspirado em tendências dos anos 80 e 90, períodos em que essa geração não viveu. Por que será que esse comportamento está tão presente? Levo vocês a essa reflexão... A meu ver, a volta da moda desse período tem a ver com a tentativa de resgatar elementos de um tempo mais certo, onde as pessoas se sentiam mais seguras. O resgate dessa nostalgia está diretamente relacionado à falta de perspectiva futura que a pandemia trouxe para a vida de cada um.
Não só os anos 80 e 90 têm influenciado a moda da pandemia, mas também os anos 70 com o retorno do tie-dye. A técnica teve o seu boom no início do isolamento quando as pessoas estavam buscando alternativas para se entreterem em casa. Mas até que ponto também não era o resgate da nostalgia? Dos bons momentos da infância e juventude?
O que vocês acham disso? Acham que os tempos de pandemia estão servindo de estopim para resgatarmos tempos nostálgicos? Deixem aqui nos comentários!
Foto 1: @jadejade
Foto 2: Lojas Renner
Comentários