Iris Van Herpen, 2018. Paris Haute Couture.
Na área da moda, muitas vezes nos deparamos com termos em língua estrangeira e nem sempre sabemos o significado deles. Para o post de hoje, trago dois termos que geram muita confusão, mas que não são tão difíceis assim de entender. São eles: Haute Couture e Prêt-à-porter. Do francês para o português, Haute Couture significa Alta Costura e Prêt-à-porter, pronto para vestir.
As roupas de Alta Costura são uma forma de arte muito respeitada, principalmente na França, onde as peças são protegidas por lei. São peças de luxo, feitas sob medida com tecidos nobres e costuradas à mão para uma parcela muito pequena da sociedade. Essas roupas não têm fim comercial, é por isso que muitas vezes refletem o lado mais artístico da designer.
Todos os anos, as marcas que desejarem serem consideradas de Alta Costura devem apresentar o cumprimento de certos pré-requisitos instituidos pela Chambre Syndicale de Haute Couture. São eles:
A marca deve ter pelo menos dois ateliês em Paris;
As peças de roupa devem ser confeccionadas inteiramente nesses ateliês parisienses;
Cada ateliê deve ter no mínimo doze funcionários especializados;
Todas as peças devem ser costuradas e bordadas à mão;
A marca deve apresentar no mínimo 100 modelos novos por ano;
A marca deve mostrá-los em no mínimo dois desfiles anuais;
A marca deve possuir um showroom para que as peças sejam expostas para clientes e imprensa;
A marca deve possuir um padrinho, ou seja, uma outra marca que já é de Haute Couture para ratificar todas as exigências.
Ao contrário das roupas de Haute Couture, as Prêt-à-Porter são peças, literalmente, prontas para vestir. Possuem uma finalidade comercial, portanto, não há tanta rigidez quanto à modelagem ser sob medida. As peças são criadas seguindo uma grade de tamanhos padronizada, com tecidos mais baratos e utilizando costura à máquina. Não precisam seguir nenhum pré-requisito e nem precisam apresentar o cumprimento de nenhum critério específico. Basicamente, são as roupas que encontramos à venda em lojas de rua e shoppings.
E aí, vocês sabiam dessas diferenças? Se tivessem dinheiro, comprariam uma roupa de Haute Couture?