top of page
  • Isabella Mirindiba

É importante construir a autoridade da sua marca. Veja como!



Todos os dias somos bombardeados com produtos vendidos por milhares de marcas de moda. Mas afinal, o que nos faz comprar de uma e não de outra? É o preço? É a qualidade? No fim do dia, conscientemente ou não, é a autoridade.


Vejo marcas o tempo inteiro fazendo ações de vendas. O objetivo de certas marcas é sempre vender. Não estou dizendo que há algo errado em focar nas vendas, até porque, marca nenhuma sobrevive sem elas. Mas, o que estou querendo dizer aqui é que além de vender, é necessário construir autoridade.


Quando você adquire autoridade, você se torna referência em algo e isso vai muito além da venda. Por exemplo, quando você pensa na melhor opção de sabão em pó, em que marca você pensa? Exatamente, OMO. Será mesmo que a OMO é a melhor marca de sabão em pó do mercado? Será mesmo que a OMO possui a melhor qualidade? Mas e o preço? Será que não existem outras marcas tão boas quanto a OMO e que vendem seus produtos por um preço mais barato?


Quando eu trago esse questionamento eu estou falando de autoridade. A OMO tem autoridade. Ela pode não ser a marca com a melhor qualidade e o melhor preço, mas a gente acredita que sim porque ela construiu por muitos anos essa ideia. Deixamos de comprar e até mesmo de experimentar outros produtos porque confiamos na OMO. Isso é autoridade.


Quando pensamos nos melhores produtos de cada categoria, estamos reafirmando a ideia de autoridade. Será que a Apple realmente faz os melhores computadores? Será que a Faber-Castell faz os melhores lápis? Será que Christian Louboutin faz os melhores sapatos? Às vezes, podemos encontrar marcas menores e que possuem produtos de igual ou maior qualidade que grandes marcas mas, por não possuírem a tão falada autoridade, acabam perdendo vendas.


Quando o preço, a qualidade, o status e qualquer outra coisa não for tão importante, a autoridade construída vai prevalecer. Assim sendo, se você tem uma marca, invista em ações de venda - é claro, mas não se esqueça de construir o seu nome.


Vejam algumas ações:


1 ATENDIMENTO

Um bom atendimento ao consumidor é importante para que seu cliente lhe dê pontos positivos. Seu produto pode até não ser o melhor de todos, mas o modo que você trata as pessoas, a atenção que você dá a elas faz toda a diferença.


2 QUALIDADE

De fato é importante que você tenha um produto e/ou serviço de qualidade para oferecer. Construir seu nome sem ter o básico dificulta muito as coisas. Fique atento aos detalhes, mantenha sua cabeça sempre aberta a mudanças e altere o que não está tão bom.


3 VALOR

Agregue valor ao seu produto e/ou serviço. Preço é importante, mas a experiência, os sentimentos positivos que você trará para o seu cliente são mais. Invista em educar o seu público e mostre a eles que você é capaz de solucionar o problema do seu consumidor.


4 IMAGEM

Ter uma imagem positiva perante o seu público é importante para aumentar a confiança que ele tem em você. Nada de ficar se envolvendo em polêmicas e expressando posicionamentos que não constroem nada positivo. Respeite sua essência, mas também respeite a do outro.


5 INOVAÇÃO

Invista em inovação. Se você presta algum serviço, busque estudar e aperfeiçoar as suas habilidades de modo que seu nome se torne cada vez mais recomendado. Se produz alguma coisa, faça cursos, contrate pessoas mais capacitadas e traga para sua empresa e seu cliente o que tem de mais novo no mercado.


Por fim, o que quero concluir aqui é que a construção de autoridade é uma junção de fatores. Não basta apenas vender por vender. É necessário investir em vários aspectos para que você e sua marca sejam conhecidos pela sua excelência.


E aí, já iniciou o processo de construção da sua autoridade?

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page